sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIAGRAMAS SESSÃO FOTOGRÁFICA


PROJECTO DE: FILIPE DOS SANTOS BARROCAS, MARIA JOÃO SOARES, ISABEL CORREIA E ANDRÉ ALVES
COLABORAÇÃO DE: ANA CARACOL, JÚLIO CAINETA, ÁGATA SOUSA, RICARDO CANELAS, CLÁUDIA LOBATO, RUI DUARTE E GONÇALO FONSECA
ILUMINAÇÃO: BRUNO GRILO
PROJECTO FINANCIADO POR: NAFIST(NÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO), FCT (FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA), REITORIA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE LISBOA, P4PHOTOGRAPHY, SMILING, L2SPIRIT, COLORFOTO E TUBOKRAFT.
APOIO INSTITUCIONAL: NAFIST(NÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO), ARQUIVO FOTOGRAFICO DE LISBOA, INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO, UNIVERSIDADE DE COIMBRA, UNIVERSIDADE DE AVEIRO, UNIVERSIDADE DO PORTO, UNIVERSIDADE DE TRÁS-DOS-MONTES E ALTO DOURO, UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, POLITÉCNICO DE TOMAR E POLITÉCNICO DE PORTALEGRE.
Representação e percepção do corpo humano.
Partimos do arquétipo do corpo, fotografando-o individualmente, de pé sem roupa, de costas para a câmara, contra um fundo regrado com o objectivo de registar o movimento implícito no mesmo quando este se encontra imóvel.
Diferentes corpos contra o mesmo fundo, com o mesmo enquadramento e à mesma distância da câmara produzindo um conjunto de imagens homogéneas.
Registando e mapeando assim as diferentes tipologias do corpo humano. Diferenças volumétricas, simetrias e assimetrias, desequilíbrios e consequentes reacções do corpo à força da gravidade.
CONVIDAMO-LO A PARTICIPAR NA SESSÃO FOTOGRÁFICA A REALIZAR DIA 10 DE JANEIRO DE 2010 NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DA TAPADA DA AJUDA.
O trabalho resultante desta sessão fotográfica dará origem a uma exposição itinerante passando por várias universidades do país no ano de 2010, onde o corpo fotografado se apresenta em tamanho real.
Os interessados em participar deverão entrar no link seguinte http://www.doodle.com/bq5kw9f6i3ui9tfq e definir a sua disponibilidade no horário da sessão. Cada participante tem apenas de estar presente durante 1 hora.
Caso vão de transportes, vão até ao Largo do Calvário e mandem um sms para o número 91 635 70 47, fazemos um sistema de boleias de hora a hora até ao local da sessão.
Contacto: Filipe Barrocas - 91 635 70 47 - filbarrocas@gmail.com

5 comentários:

Liliana Laranjo disse...

Acho o projecto muito interessante. A ideia é serem vários fotógrafos diferentes? As fotografias serão todas de costas e com o modelo parado?

Liliana Laranjo disse...

Esqueci-me de deixar o meu email para resposta: liliana.laranjo@gmail.com

Filipe dos Santos Barrocas disse...

Olá Liliana, não, a ideia desta sessão fotográfica é serem vários os modelos a serem fotografados pelo mesmo fotografo, um de cada vez na mesma posição.

convido-te a participar...

Graziela disse...

Ou seja nós somos voluntários para ser fotografados e não para fotografar?

Filipe dos Santos Barrocas disse...

Exacto Graziela, o desafio é nós sermos a variável nesta equação. O enquadramento e a iluminação constante e variar somente os diferentes corpos a serem fotografados.

Quantos mais corpos a serem fotografados mais fácil será criar um conjunto heterogéneo a ser exposto.