segunda-feira, 8 de março de 2010

CONVITE PARA A INAUGURAÇÃO

Decorreu no passado dia 10 de Janeiro no Instituto Superior de Agronomia a sessão fotográfica do projecto Diagramas.
Partindo do arquétipo do corpo humano, foram fotografados individualmente os vários voluntários, de pé, sem roupa e de costas para a câmara, contra um fundo regrado de azulejos. Dos retratos efectuados foi escolhido um conjunto final de 30 imagens que foram impressas em tamanho real, diferentes corpos contra o mesmo fundo, com o mesmo enquadramento e à mesma distância da câmara.
Este conjunto de imagens permite-nos escalar e percepcionar as diferenças, oferecendo-nos também uma nova possibilidade de olhar a continuidade dos corpos adjacentes. Algo que nos é tão próximo e comum, porém tão estranho e surpreendente.
Como nos colocamos perante a imagem? Como percepcionamos o outro, o distante ou o indivíduo. Nós próprios?
Achamos banal pela já mediatização do corpo em si ou atentamos ao pormenor, à proporção e ao movimento implícito?
O projecto, da autoria de André Alves, Filipe dos Santos Barrocas, Isabel Correia e Maria João Soares e apoiado pela FCT, reitoria da UTL e P4 photography, será inaugurado no Instituto Superior de Agronomia, no dia 20 de Março, dando inicio a uma exposição itinerante por várias universidades do país durante 2010.
Os autores têm o prazer de convidá-lo para a inauguração da exposição, a ser realizada no pavilhão de exposições da Tapada da Ajuda, no dia 20 de Março, às 15:00 horas.

Nenhum comentário: