segunda-feira, 12 de julho de 2010

O DIGRAMAS . BLOG DO TAGV

DIAGRAMAS
5 a 24 de Julho,10h00-01h00
Foyers do TAGV
Projecto da autoria de André Alves, Filipe dos Santos Barrocas, Isabel Correia e Maria João Soares.

O projecto "Diagramas" resulta do desenvolvimento teórico do laboratório de iniciação à fotografia analógica, Movimento perpétuo, o tempo na imagem, espaço de formação e investigação em fotografia do Núcleo de Arte Fotográfica da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico tendo como tema base o movimento.
Na presente sociedade assente sobre a imagem será pertinente questioná-la?
Numa presente sociedade onde as nossas decisões são constantemente condicionadas, quer seja na forma como somos conduzidos aos produtos que consumimos, quer na forma como nos observamos, esta redefine-nos, molda a nossa visão de nós próprios e do que nos envolve.

Será pertinente questionar a razão que leva ao aparecimento do corpo humano nos meios de comunicação de uma forma estandardizada?
Porquê uma tipologia para a constituição física humana? Que consequências terá o uso deste padrão que generaliza algo singular?
Como percepcionar e reconsiderar um corpo que está a ser constantemente reconstruído pelos avanços da ciência e da engenharia?

Partindo do arquétipo do corpo humano, foram fotografadas 45 pessoas, individualmente, de pé, sem roupa e de costas para a câmara, contra um fundo regrado de azulejos. Dos retratos efectuados foi escolhido um conjunto final de 30 imagens impressas em tamanho real: diferentes corpos contra o mesmo fundo, com o mesmo enquadramento e à mesma distância da câmara. Este conjunto de imagens permite-nos escalar e percepcionar as diferenças e semelhanças, oferecendo-nos também uma nova possibilidade de olhar a continuidade dos corpos adjacentes. Algo que nos é tão próximo e comum, porém tão estranho e surpreendente. Como nos colocamos perante a imagem? Como percepcionamos o outro, o distante ou o indivíduo. Nós próprios?Organização e Produção Núcleo de Arte Fotográfica da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico
@ http://blogtagv.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

Nenhum comentário: